Uma exposição e um ciclo de tertúlias, sob o tema: “Diálogos na história. Consolidação da democracia laboral em Portugal” constituem as atividades que, no quadro das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a OIT-Lisboa promove, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a Coordenação das comemorações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A exposição, OIT-Portugal. Dinâmicas de uma Relação foi organizada para celebrar o centenário da Organização Internacional do Trabalho (2019) e narra cronologicamente a relação entre Portugal, enquanto Estado-membro fundador, e a OIT. Estarão expostos oito painéis de 1934 a 2019, bem como dois temáticos alusivos às normas e à cooperação técnica. A exposição estará patente no Centro Cultural Casapiano (Lisboa) e pode ser visitada de 26 de Abril a 30 de Maio.
Para o ciclo de tertúlias, estão previstas quatro sessões (24 de Abril; 2 de Maio; 9 de Maio e 16 de Maio) à volta dos artigos publicados no livro «OIT-Portugal. Cem anos de história », também produzido em 2019, aquando do centenário da OIT. Os artigos selecionados centram-se no período histórico que está a ser comemorado e na relação entre Portugal e a OIT nos pós-25 de Abril.
Na abertura da exposição, no dia 24 de Abril no Centro Cultural Casapiano (Belém), estarão a Diretora Regional para a Europa, Beate Andrees e o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Correia.
Segue-se a 1.ª Sessão do Ciclo de Tertúlias «Diálogos na história. Consolidação da democracia laboral em Portugal» com a participação dos e das representantes dos parceiros sociais (CAP, CCP, CGTP-IN, CIP, CTP e UGT) e de dois dos autores da publicação referida.
Fonte: OIT – Lisboa